quarta-feira, 26 de maio de 2010

Testemunho de um craque


 "O que aconteceu depois, no cortejo pela cidade, foi algo que jamais esquecerei. Nunca tinha assistido a nada do género. Nem sequer em Madrid, quando fui campeão pelo Real e tinhamos 100 mil pessoas à nossa espera nas ruas.

Em Madrid o protocolo sobrepõe-se a tudo. Parece uma festa com guião. As pessoas festejam e vão para casa porque amanhã é outro dia. Aqui não. Além de haver muito mais gente nas ruas, o sentimento foi incomparavelmente superior. Havia gente pendurada nas árvores, nas janelas, nos prédios. Vi crianças às cavalitas dos pais, recém-nascidos ao colo, idosos...Incrível! Senti que a festa era universal. Vi gente a correr atrás do autocarro, tentando agarrar-se...a cair...a ser pisada por outros...e voltar a correr na ânsia de nos tocar. Era muito claro que estava a viver algo que só se vive uma vez na vida. Por isso desfrutei ao máximo."

Quando conto isto a alguns colegas de outros clubes eles estranham. Como é que alguém passou pelo Real Madrid ou Barcelona se pode surpreender? A explicação é simples. O Real ou o Barça são como teatros gigantescos e nós, os jogadores, somos os actores principais de uma grandiosa encenação. No Benfica é outra coisa, mais ligada ao sentimento, ao povo, à paixão. Vem das raízes, é genuíno.
Os adeptos conseguem transmitir-nos exactamente o que lhes vai na alma. Sentimos essa força na pele.

Ao longo da carreira encontrei vários tipos de adeptos. Dos fanáticos de Sevilha, aos low profile do Mónaco. Mas como também já referi, não encontrei nenhuns com a genuína paixão dos benfiquistas. É quase inexplicável. Sente-se olhando fundo nos olhos das pessoas. Sente-se nas manifestações espontâneas nas ruas, nos restaurantes, no estádio. Sente-se nas cartas que recebemos (...).
Quem já passou pelas mesmas situações - em países diferentes, com clubes diferentes e adeptos diferentes - sabe distinguir claramente os sentimentos. Aqui é distinto. Garanto!."

Cheguei a dizer ao Jorge Jesus: "Mister, isto nem no Madrid!"
O mesmo já tinha acontecido no estágio da Suiça. No meio das montanhas, num local quem nem vem no mapa, havia centenas de benfiquistas a apoiar-nos. Após o primeiro treino liguei à minha mãe e disse: "Mãezita, este clube é impressionante!"


E o Saviola passou po River Plate, Barça, Sevilha, Mónaco e Real Madrid.......

E só no Benfica é que viu o mundo que encontrou!!

Carrega BENFICA!!



quarta-feira, 12 de maio de 2010

Campeão dos campeonatos

O Benfica é o clube europeu que nos principais campeonatos se destaca com maior numero de titulos Nacionais.

terça-feira, 11 de maio de 2010

Conheça a nova camisola dos campeões nacionais


A Adidas apresentou esta segunda-feira a nova camisola do Sport Lisboa e Benfica para a temporada 2010/2011. Com a presença do plantel benfiquista, a marca desportiva deu a conhecer a camisola oficial para a próxima época.

O evento decorreu no Belém Bar Café e contou com a presença de velhas glórias do Clube, entre os quais Mário Coluna. A Adidas inspirou-se precisamente nas camisolas da década de 60 para criar a nova camisola do Benfica.
Os “encarnados” conquistaram o 32.º título nacional no domingo e, por isso, há mais que motivos para adquirir a camisola dos campeões nacionais.
A estrela no topo do simbolo representa o primeiro titulo europeu do benfica, e a camisola é assim uma celebraçao á primeira conquista europeia, quando venceu o Barcelona 3-2 na epoca de 1960-1961.

Pessoalmente acho que esta linda, gosto deste tipo de alusoes a feitos historicos, dá outro significado a camisola, outro peso. Mas aquele azul do patrocinador...

Video do equipamento completo:

http://www.youtube.com/watch?v=10Yjean0L04

Cardozo rei dos golos


O Benfica teve de esperar cinco anos para voltar aos títulos, mas o troféu de melhor marcador já não sorria aos "encarnados" há 19 anos. Cardozo sucedeu hoje a Rui Águas.

Foi em 1990/1991 que um jogador do Benfica conquistou o prémio de melhor marcador do campeonato português pela última vez. Nessa época, Rui Águas superou a concorrência e terminou a temporada com 25 golos, que coroaram o então 29.º título das águias.


Esta tarde, foi a vez do paraguaio Cardozo subir ao pódio. Com dois golos frente ao Rio Ave, bateu ao sprint o colombiano Radamel Falcao e sagrou-se melhor marcador da Liga, com um total de 26 remates certeiros.

Eis a lista de melhores marcadores desta época:

26 Golos Óscar Cardozo (Benfica)
25 Golos Radamel Falcao (FC Porto)
13 Golos Liedson (Sporting)
12 Golos Edgar Silva (Nacional) e Djalmir (Olhanense)
11 Golos Javier Saviola (Benfica), Meyong (Sp. Braga) e Cássio (União de Leiria)
10 Golos William (Paços de Ferreira)


Grande epoca do Tacuara, depois de ser o melhor marcador da Liga Europa (9 Golos) em igualdade com Claudio Pizarro, vence a bola da prata no campeonato, somando um bonito numero de 38 golos em todas as provas.

Tenham cuidado...
...ele é perigoso...
ele é o oscar....
Takuara Cardozo!!!

#32# CAMPEÕES NACIONAIS! #32#



Uma entrada à campeão só podia terminar com a conquista do 32.º título nacional. Foi isso que o Sport Lisboa e Benfica fez este domingo frente ao Rio Ave, ao vencer por 2-1. Cardozo bisou e arrecadou também o título de melhor marcador da edição 2009/2010 da Liga portuguesa.

Sabendo que a defesa do empate seria muito perigosa, o Benfica entrou em campo como sempre fez ao longo de toda a época, ou seja, a pressionar desde início e com os resultados que todos conhecem: vitórias. Foi mais excelente entrada que os pupilos de Jorge Jesus tiveram na Luz, criando perigo logo no primeiro minuto do desafio. Após um livre de Cardozo, o defesa-esquerdo César Peixoto atirou à malha lateral. O tão ambicionado golo chegou aos três minutos num remate de Cardozo, que ficou muito perto de bisar aos cinco minutos. Foi por pouco que o paraguaio não deu seguimento a um cruzamento perigoso de David Luiz.

O Benfica foi criando várias oportunidades para ampliar o marcador na Luz. O argentino Saviola foi o protagonista, pois podia ter marcado aos 16, 26 e 29 minutos. Dá gosto ver o número 30 jogar. A estas situações junta-se um remate de Aimar, mas que foi travado pelo guarda-redes visitante (35’).

Para o segundo tempo, Jorge Jesus fez entrar Éder Luís para o lugar de Ramires. Com o Benfica a controlar as operações, o público ia fazendo a festa nas bancadas. Carlos Martins - saiu aos 65’ – tentou a sua sorte aos 63 minutos, enquanto Airton rematou à barra aos 69. No entanto, a defesa “encarnada” foi surpreendida num livre e o Rio Ave conseguiu chegar ao empate. Ricardo Chaves foi o autor do tento (71’).

Os adeptos não esmoreceram e começaram imediatamente apoiar a equipa. Não demorou, por isso, muito tempo até que o Benfica marcasse mais um golo e logo por intermédio de Cardozo (77’). Com este golo, além de confirmar o 32.º título nacional, o atacante terminou no primeiro lugar da lista de melhores marcadores da edição 2009/2010.

Depois festejou-se o tão merecido título.

A minha festa foi no estadio, depois segui para o Marques Pombal esperar os craques! Por todo o pais e mundo fora festejou-se esta conquista do Benfica.

video da festa no marques:

http://www.miragens.abola.pt/videosdetalhe.aspx?id=8937

sábado, 8 de maio de 2010

Campeão recebe troféu no ultimo jogo



A Liga Portuguesa de Futebol Profissional, associada com a cerveja Sagres (que dá nome ao campeonato principal português) garantiu à comunicação social que o campeão nacional 2009/2010 receberá o troféu no domingo, logo após a realização da 30.ª Jornada.
Com dois clubes ainda em disputa pelo título, o SL Benfica e o Sp. Braga, será enviado um exemplar para o Estádio da Luz (local do encontro SL Benfica vs. Rio AVE), e outro para o Estádio da Madeira (local do encontro Nacional vs. Sp. Braga).

Nas palavras de Nuno Pinto Magalhães, assessor da Administração da Sociedade Central de Cervejas, o troféu criado pelo designer Pedro Gonçalves visa celebrar a união entre o futebol e a cerveja: "Ligar a cerveja ao futebol, através da combinação dos elementos de cada mundo. Tem a forma de um copo de cerveja em cristal, com as quinas que são o símbolo da marca Sagres e também o formato de uma taça, com a bola de futebol na base".

O galardão é feito de cristal e latão banhado a ouro, pesa 10 quilos e tem 80 cm de altura e 28,1 cm de diâmetro.

Bola de Prata

Ultima jornada disputa-se a conquista do titulo e tambem ha um interesse em saber quem será o melhor marcador. Para mim isso é um premio irrelevante, é individual, so quero é ver o Benfica levantar o Caneco de campeão, mas se o Cardozo for o Bola de Prata, será juntar o util ao agradavel.

Um golo separa-o de falcão, o porto ja sem ambições no campeonato, vai por a equipa a jogar para falcao marcar, e normalmente ha sempre um jogador adversario que la vai fazer um penalty ou se distrair numa marcaçao para o falcao marcar, nestas coisas o futebol portugues é previsivel, tal como era previsivel o Benfica ficar sem os jogadores importantes para ultima jornada por terem levado amarelo no dragao...

O Benfica terminar a epoca com o melhor marcador do campeonato e algo que nao acontece ha quase 20 anos, mas nem por isso o benfica deixou de ser o clube cujos atletas mais vezes venceram a Bola de prata.

Aqui fica o resumo de vencedores por clube:

BENFICA......19
Porto............16
Sporting.......10
Belenenses.....3
Guimarães.....2
Setubal ..........1
Boavista.........1
CUF................1
Académica.....1
Farense..........1
BeiraMar........1


PS: Eusebio continua como o rei, tendo conquistado 7 Bolas de Prata.

Quando não há argumentos futebolisticos, aparecem os cobardes...

A frustação de ver um Benfica tão forte, tão espectacular e apaixonante fez despertar a habitual inveja e odio ao maior clube portugues. Em portugal existem apenas 2 clubes de futebol, um é o Benfica e o outro é o Anti-Benfica. Os adeptos do Anti cobardemente encetaram diversos ataques, sempre pela calada da noite destruindo tudo o que era benfica. O Alvo mais facil dos cobardes foram as casas do Benfica. Este odio doentio que ultrapassa todas a fronteiras da racionalidade, pois isto trata-se apenas de o que deve ser um espectaculo e não uma guerra, um mero jogo de futebol foi encarado como um palco de guerra. Nem o Autocarro que tranportava a equipa do Sport Lisboa e Benfica, fortemente protegida pela PSP, que mais parecia que se tratava de uma visita do Bush ao Iraque, nem mesmo o forte policiamento impediu de exercerem este odio primario. O mais curioso desta vez foi ver claques do Porto, Sporting e Braga unirem-se para atacar tudo o que é Benfica... Haverá sinal maior da nossa grandeza?




Confesso que como primeiro sentimento sinto a revolta por ver que ha pessoas assim tão cobardes, tão infelizes e carregadas de odio, não podem ser felizes, pois percebe-se que quer ganhem ou percam eles so veem o Benfica e só vivem com este sentimento triste.

Ao Benfica só resta ganhar e continuar igual a si próprio contra tudo e todos sendo cada vez mais o clube de Portugal, o clube do Povo!

sexta-feira, 7 de maio de 2010

CAMPEÕES DA EUROPA!

Finalmente! É caso para dizer Finalmente. O Benfica sagrou-se campeão europeu de futsal gracas a uma vitoria ante o tri-campeao Interviu Madrid.
Perante 9500 adeptos que lotaram o pavilhão atlantico, o Benfica venceu 3-2 no prolongamento com golos de Joel, Arnaldo e Davi.
Depois da final perdida em 2004, e constantes insucessos contra os espanhois, o Benfica sagra-se finalmente campeao da Europa e eleva o futsal nacional a um nivel nunca antes atingido!

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Benfica vence primeira Supertaça Internacional


O Benfica, atual campeão nacional, conquistou a primeira edição da Supertaça Compal Portugal/Angola, derrotando, no derradeiro desafio da competição, o 1.º de Agosto, por 64-57, em Luanda.



Perante a melhor equipa angolana e africana, os pupilos de Henrique Vieira foram sempre muito batalhadores, acabando por chegar ao triunfo mercê da forma empenhada como defenderam. No ataque, nomeadamente nos últimos instantes, valeu a maior serenidade, em contraste com a falta de paciência dos atletas às ordens de Luís Magalhães que, ansiosos, desperdiçaram várias oportunidades de, pelo menos, manter a incerteza até ao final.

Tal como na véspera diante do Petro, voltou a ver-se um Benfica muito colectivo e com forte rotatividade, algo que ajudou a atenuar o normal desgaste resultante dos três jogos em outros tantos dias, situação ainda mais evidente face ao calor e humidade existentes no Pavilhão da Cidadela.

Na outra partida do último dia da prova, o Petro derrotou a Ovarense, por 66-59, assegurando o terceiro posto,e enquanto a debilitada turma vareira não escapou ao último posto.



Registe-se ainda que, antes do último encontro, a Federação Portuguesa de Basquetebol homenageou Jean Jacques e José Carlos Guimarães, dois históricos da modalidade em Angola, mas que também exibiram os seus dotes em Portugal, com destaque para os´inúmeros triunfos alcançados ao serviço do Benfica.



A segunda edição da prova irá disputar-se, no próximo ano, em Lisboa, sendo que, de momento, apenas o FC Porto (na qualidade de vencedor da última edição da Taça de Portugal) tem a sua presença assegurada